terça-feira, 23 de agosto de 2011

AS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

No dia 27 de agosto comemoramos a padroeira de Maceió/AL, Nossa Senhora dos Prazeres. Esse é um dos mil títulos que Maria, a Mãe de Jesus e nossa, recebeu e é venerada pela fé cristã. O título de Nossa Senhora dos Prazeres se deve a uma homenagem às sete grandes alegrias que Maria teve durante sua vida. Vamos recordá-las.
A primeira grande alegria de Maria foi a Anunciação do Anjo Gabriel que a saudou: “Ave, Cheia de Graça, o Senhor é contigo.”. Maria disse SIM, aceitando ser a Mãe do Salvador.
A segunda alegria de Maria foi na ocasião da Visitação à Isabel, sua prima, que a saudou dizendo: “Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem a honra de receber em minha casa a Mãe do Meu Senhor”. E Maria, cheia de contentamento proclama o Magnificat: “Minh’alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, pois o Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome.”
A terceira alegria de Maria, comemorada pela Igreja, foi o Nascimento de Jesus.  Certamente, segurar o Menino Deus em seus braços trouxe ao coração de Maria uma alegria incomparável.
A quarta grande alegria de Maria foi o Reencontro com Jesus no Templo, depois de o procurar por três dias. Encontrá-lo pregando entre os Doutores da Lei foi um alívio. Jesus estava bem, e ocupando-se das coisas do Pai.
A quinta alegria de Nossa Mãe fez certamente seu coração pulsar de grande contentamento. Foi a Ressurreição de Jesus. Ele Ressuscitou! Vitorioso, ele venceu a morte e ressuscitou.
A sexta alegria a Virgem Maria viveu quando reunida em oração com os apóstolos o Espírito Santo desceu sobre eles. Esse acontecimento ficou conhecido como Pentecostes por ter sido 50 dias depois da Páscoa, da Ressurreição.
A sétima grande alegria de Nossa Senhora, comemorada pela Igreja, foi a sua Assunção ao Céu, ou seja, quando ela foi levada para o céu e coroada como Rainha do Céu e da Terra. O Pai coroa sua filha bendita, o Filho coroa sua mãe amável e o Espírito Santo coroa sua esposa castíssima.
Nossa Senhora dos Prazeres, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...