quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PARA QUE SER TÃO CRÍTICA, ANITA?


Anita era uma mocinha de 15 anos. Ela criticava todo mundo.           Bastava ter alguém para ouvir, para ela começar a falar mal de todos ao seu redor. O pior é que ela só falava “por trás” das pessoas.
          Um dia Anita foi a uma festa. Chegando lá começou a observar todos, aproximou-se de uma colega e logo começou a falar: “Nossa olha que cabelo horrível de Fulana. E aquela roupa ridícula de Beltrana. Eu não sei como é que Sicrano conseguiu uma namorada, ela deve ser cega, coitada....” E assim Anita foi criticando as pessoas da festa sem nem perceber que Jony, o rapaz mais bonito e popular estava bem atrás dela ouvindo tudo.
          Uma hora depois, Anita viu Jony na festa e se interessou por ele. Chegou perto e puxou conversa: “Oi, eu sou Anita, tudo bem?” Jony olhou para ela e ficou calado. Ela insistiu: “E então, vamos conversar um pouco?” Jony então falou: “Olá Anita, eu te vi conversando com uma amiga e sem querer ouvi a conversa. Sabe, você me fez lembrar uma coisa: um dia minha mãe comprou umas laranjas, estavam até bonitas por fora, ela fez um suco e me deu para tomar. As laranjas estavam azedas, não consegui tomar o suco e fiz uma cara feia.  Sabe Anita, você critica muito as pessoas e só vê os defeitos delas. Para que ser tão crítica, Anita? E, sabe, pessoas azedas, assim como laranjas, são muito desagradáveis. Desculpe-me a sinceridade, com licença.” Jony virou e saiu, deixando Anita pensativa.
          Algum tempo depois, em outra festa, Anita encontrou Jony, aproximou-se dele e disse: “Jony, obrigada pela lição que me ensinou. Naquele dia eu pensei: Não quero ser uma laranja azeda, mas sim um morango doce para tornar feliz a vida de outras pessoas e ser agradável com quem estiver próximo de mim. Eu mudei. Valeu!”
          Jony sorriu e disse: “Agora sim Anita, podemos ser bons amigos.” E dançaram e se divertiram na festa.

MORAL DA HISTÓRIA: Pessoas azedas tornam-se desagradáveis. Devemos ser doces, assim conquistaremos muitos amigos. E mais, devemos acolher as críticas construtivas e mudar, sempre pra melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...